fbpx

Tendências para Casamento em 2021 O surgimento da pandemia do novo Coronavírus em 2020 causou um grande rebuliço no setor de festas, o que inclui os casamentos. Muitos casais tiveram que adiar o tão sonhado plano (mas que fique claro, adiar não é cancelar), causando preocupações com o que estava por vir devido à crise mundial de saúde. Mas como bom festeiro que o brasileiro é, a previsão que o ano de 2021 seja de agenda cheia, pois além dos casamentos já marcados para esse ano teremos os adiados de 2020. Desse modo, em virtude de toda essa situação, com tudo isso, quais as tendências para o ano de 2021?

Por | 2021-01-01T14:55:14-03:00 29/12/2020|Categorias: Casamento|Nenhum Comentário

 

Casamentos durante a semana

Qual a solução para fugir da falta de agenda das casas de festas? Realizar a cerimônia durante a semana, de segunda à quinta. E as vantagens são grandes: Fornecedores/Buffet com maior disponibilidade, custos mais baixos com serviço e aluguel da casa de festas, além de encontrar facilidade na disponibilidade de agenda do local.

Casamentos ao ar livre

Para maior segurança, muitos casais vão optar por cerimônias em espaços abertos, o que facilita o distanciamento social e a comodidade dos presentes.

Mini Weddings

Vai ser difícil presenciarmos casamentos com grande número de convidados. Por isso, veremos muita adesão aos Mini weddings. Espaços abertos com poucos convidados, normalmente até 100 pessoas, o que, assim como o casamento ao ar livre, facilita o distanciamento social, a comodidade dos convidados e a segurança quanto aos riscos de contágio pelo Coronavírus.

Casamentos “normais”

Ainda veremos casais optando por casamento em salões de festas “tradicionais” ou locais fechados. Bom, não há problema nenhum nisso, desde que certos cuidados sejam tomados, como: uso obrigatório de máscaras dos convidados, garçons e demais prestadores de serviço; higienizadores com álcool em gel espalhados por todo local do evento; e menor número de convidados. Parece que vai ser mais difícil ainda fechar a lista dos convidados de casamento, não é mesmo?

Uma dica importante para quem optar por esse tipo de cerimonia é a entrega de porção individual de jantar e aperitivo aos convidados, já que essa medida diminui a circulação de garçons no ambiente, assim como a exposição dos alimentos servidos. Uma outra dica é a entrega em recipientes fechados, mas devidamente decorados.

Noivas mais “simples”

As passarelas mostraram vestidos mais simples, que mostrem mais a personalidade das noivas e que dê mais conforto ao usá-lo. Tecidos leves, lisos, esvoaçantes, com ternos e calças palazzo. Mas lembramos que é apenas tendência, os vestidos mais robustos e volumosos continuarão em alta, ok?

Os acessórios, que são fundamentais para completar o look da noiva, ganharão ares mais retrô, algo parecido com os véus dos anos 50, sendo completados com penteados bem naturais. Não que o cabelo ficará preso, mas veremos rabos de cavalo modernos e tranças laterais no estilo “boho”. Cabelos soltos provavelmente terão estilo com toque mais penteado, com presilhas de flores, tiara ou alguma faixa bem romântica.

Trajes dos noivos

Cerimonial em Igreja (noite):

O mais clássico dos noivos, super tradicional. O noivo pode se destacar usando o terno de tonalidade mais intensa, como preto, o marinho “noite” (dark blue) ou até um vinho bem escuro, quase preto. As micro texturas no tecido podem ser um aliado para se diferenciar.

A camisa sempre branca, ternos escuros, com gravata branca ou prata.

Cerimonial urbano noite (Fora da Igreja):

Novo moderno, tem mais liberdade para escolher outras cores, como um azul não tão fechado para dar um toque menos formal. Indicamos tonalidades de roxo e padrões xadrez escuro para sair do lugar comum.

A camisa sempre branca, de algodão, gravata branca ou prata.

Cerimonial urbano dia (sem ser na igreja):

Maior flexibilidade para ser menos formal, mas, ainda assim, indicamos a camisa branca de algodão e a gravata branca, prata ou tom pastel.

O noivo pode inovar ao trocar o clássico sapato pelo tênis.

Camisa branca e gravata. O noivo pode estar de colete, para se diferenciar dos padrinhos. A flor de lapela pode ser mais colorida ou feita com flores inusitadas, como as suculentas.

Cerimonial em fazenda:

Recomendável usar tons mais claros. Noivo tradicional, pode estar com costume azul médio ou, se for mais moderno, escolher por um costume xadrez mais marcado.

O noivo usa gravata, e se ele estiver com tom diferente dos padrinhos, o uso do colete é dispensável.

Para o sapato, um mocassim ou um tênis são boas opções, ambos sem meia.

Camisa branca, lisa de algodão para o noivo e gravata branca/prata/cores pastéis

Cerimonial em praia (deck):

O noivo que casa na praia segue um ar mais informal. Nesse ambiente, ele pode vestir um costume claro em lã fria, algodão ou com alguma mistura de linho

Sapato pode ser mocassim ou tênis.

Tudo bem colorido

Cores alegres e delicadas, que remetem a conforto, estarão em alta no próximo ano. Depois de um 2020 bem difícil pro mundo, que tal atrair alegria e leveza para o casal?

E a decoração?

Explorar o espaço físico é a grande jogada pra 2021, o que vai exigir muito dos decoradores. Mais espaço entre as mesas e compostos, um diferencial interessante será o uso correto de lounges, sofás e bistrôs. Uma dica valiosa é o uso de locais externos, e sempre que possível usar coberturas.

Como estamos vendo a tendência de reconhecermos o mundo externo, o uso de folhagens verdes, plantas altas e mesmo árvores serão muito bem-vindos. É interessante também irmos além do que estamos habituados quando explorando árvores. Uso de plantas da família fícus, por exemplo, solidifica o aconchego limitando a decoração do resto do ambiente. Também nos viabiliza trabalhar dentro das especificações de ocupação do espaço.

Claro, as flores sempre desempenharão um papel fundamental na decoração. Colorindo a festa, sem se prender a tipos específico de flor, fazendo um blend dentro de pantones determinados pelos pilares da decoração, sem dúvida será uma tendência. Os tons terrosos das flores compostos com folhagens, por exemplo, nos trazem um resultado final deliciosamente harmônico.

Bom humor não pode faltar

Para quem é noivo, 2020 foi um teste de senso de humor, flexibilidade e propensão para se adaptar. Que melhor ocasião senão está para transformar algo conturbado e angustiante em uma situação de leveza e brincadeira? No novo normal, respeitar a distância, usar máscara e álcool em gel já se tornaram parte se nossas vidas e, nos casamentos, elas serão transmitidas de forma divertida para que a celebração seja leve e o mais segura possível.

Este foi um resumo das tendências de casamento para 2021, para ajudar os pombinhos na escolha do vestido, na decoração e nos detalhes que farão diferença no grande dia do casal!

Sobre o autor:

Deixe um Comentário